quarta-feira, 29 de junho de 2016
Um Punhado de Imagens do lançamento e inauguração de O Segredo de Coimbra
Faz hoje precisamente uma semana que inaugurou a exposição O Segredo de Coimbra, coincidindo com o lançamento oficial da terceira edição do livro de Etienne Schréder. Esta nova edição que inclui ainda dois textos introdutórios e a história Metamorfoses, escrita por João Ramalho Santos e por este vosso criado, foi produzida pela G Floy para a Universidade de Coimbra, desta vez também com edições em francês e inglês, além do português, de modo a chegar mais facilmente ao público internacional que diariamente visita a Universidade de Coimbra.
O lançamento do livro decorreu no Auditório do Museu da Ciência, enquanto que a Exposição, em que as peças do Gabinete de Física que aparecem no livro, estão em diálogo com as pranchas originais do mesmo, teve lugar no átrio que dá acesso ao Gabinete de Física, no edifício exactamente em frente do do Museu da Ciência.
Embora a cenografia fosse bastante espartana, comparada com a exposição de 2003, no âmbito da Capital da Cultura, permitia ainda assim apreciar em pormenor os originais e esboços de Schréder, que já não eram exposto há mais de 10 anos. Depois da exposição, seguiu-se uma sessão de autógrafos, que nem o começo do jogo Portugal-Hungria interrompeu.
Para um grupo (muito) mais restrito, o dia terminou em minha casa, onde o Schréder veio jantar e, depois de um excelente caril feito pelo José Hartvig de Freitas, que consegue ser ainda melhor cozinheiro do que editor e de uma interessante conversa ( em que ficámos a conhecer um pouco dos bastidores da série Blake e Mortimer, em que Etienne Schréder participa activamente desde o álbum O Estranho Encontro, em que auxiliou Ted Benoit) a sessão de autógrafos continuou.
Deixo-vos com o texto/entrevista de Lídia Pereira, publicado no Diário As Beiras, no dia do lançamento, com o vídeo da televisão da UC sobre a exposição e com um punhado de imagens do dia que, com excepção das duas últimas, foram "roubadas" do Facebook do Museu da Ciência.
O Reitor, João Gabriel Silva durante o lançamento
Etienne Schréder a contar como nasceu o Segredo de Coimbra
Eu, certamente a dizer coisas interessantes...
Schréder e o Reitor a saírem pela porta secreta do Gabinete de Física
A exposição
Outro pormenor da Exposição
Schréder em plena sessão de autógrafos
Sessão de autógrafos
Mesmo depois do jantar, os autógrafos continuaram...
O Akira também não resistiu ao caril do José de Freitas
Etiquetas:
BD,
Etienne Schréder,
Exposição,
G Floy,
Segredo de Coimbra,
Universidade de Coimbra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário