quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Poderosos Heróis Marvel 8 - Homem-Formiga: Um Mundo Pequeno


DEPOIS DO CINEMA, O HOMEM-FORMIGA ESTREIA-SE 
NA COLECÇÃO PODEROSOS HERÓIS MARVEL

Poderosos Heróis Marvel, Vol. 8
Homem-Formiga: Um Mundo Pequeno
Argumento – Stan Lee, David Michelinie e Tim Seeley
Desenho – Jack Kirby, John Byrne e Tim Seeley
Quinta, 10 de Setembro + 8,90 €

O próximo volume da colecção Poderosos Heróis Marvel assinala a estreia em Portugal do mais recente herói da Marvel a chegar ao cinema: o Homem-Formiga. Uma estreia que se dá num volume antológico que recolhe as aventuras de estreia dos diferentes homens que vestiram o fato do Homem-Formiga: Henry Pym, Scott Lang e Eric O’Grady.
Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962, no nº 27 da revista Tales to Astonish, Henry “Hank” Pym, o Homem-Formiga original, era um cientista que descobriu uma formula que lhe permitia reduzir a sua massa e altura a dimensões microscópicas. Essa primeira história, que no fundo era uma adaptação não assumida do conto The Shrinking Man, de Richard Matheson, de 1956, levado ao cinema com grande sucesso no ano seguinte por Jack Arnold, não previa uma continuação, mas o sucesso junto dos leitores levou Stan Lee a promover o rápido regresso de Henry “Hank” Pym. O que aconteceu logo no nº 35 da revista Tales to Astonish, em que Hank Pym tem que usar a sua invenção para deter um grupo de espiões e decide passar a combater o crime como o Homem-Formiga. São essas duas primeiras aventuras, assinadas por Lee e Kirby que abrem o volume dedicado ao Homem-Formiga.
Um dos grandes cientistas do Universo Marvel, Hank Pym foi o responsável pela criação do robot Ultron e do andróide Visão, mas a sua carreira como Homem-Formiga foi relativamente curta, acabando por ceder o seu uniforme e o capacete que lhe permite comunicar com as formigas, a outra pessoa, Scott Lang. Um homem que roubou o fato de Homem-Formiga para poder salvar a vida da sua filha, mas que acabaria por assumir o papel de Homem-Formiga, com a bênção do seu mentor, Hank Pym, o Homem-Formiga original. É precisamente Scott Lang, o segundo Homem-Formiga, criado por David Micheliene e John Byrne em 1979, na história que podemos ler neste volume, que é o protagonista do mais recente filme da Marvel, acabado de chegar às salas de cinema.
Finalmente, este oitavo volume da colecção Poderosos Heróis Marvel, traz ainda uma aventura do terceiro Homem-Formiga, Eric O’Grady. Protagonista de uma história em três partes, escrita e desenhada por Tim Seeley em 2011, em que o novo Homem-Formiga tem de combater o crime ao lado de Hank Pym, o Homem-Formiga original, que assumiu a identidade secreta de Vespa, em memória de Janet Pym, a sua falecida mulher, que foi a Vespa original.
Três etapas marcantes na história de um herói incontornável do Universo Marvel, reunidas num único livro, assinado por alguns dos maiores nomes que passaram pela Casa das Ideias. Um livro que permite ao leitor conhecer melhor o último poderoso herói da Marvel a chegar ao grande ecrã.
Publicado originalmente no jornal Público de 04/09/2015

1 comentário:

Optimus Primal disse...

"Hank Pym foi o responsável pela criação do robot Ultron e do andróide Visão"
Bom texto mas aqui esta mal,Hank Pym criou Ultron e este criou o Visão,no qual após a um ataque deste aos Vingadores acrescentou uma copia dos padrões cerebrais de Simon Willams- Magnum,na altura "morto".