sábado, 3 de agosto de 2019

Novela Gráfica V 5 - Monika

MONIKA E O DESEJO

Novela Gráfica V - Vol. 5 
Monika
Argumento – Thilde Barboni 
Desenho – Guillem March
Quarta-feira, 04 de Julho
Por + 10,90€
Monika, o quinto volume da colecção Novela Gráfica, é um triller tão movimentado como sensual. Uma história de violência e desejo, com dramas familiares, máscaras, sociedades secretas, festas sadomaso, grupos terroristas, um andróide apaixonado e uma grande carga erótica, saída da imaginação da escritora belga Thilde Barboni e magnificamente ilustrada pelo espanhol Guillem March. 
Nascido em Maiorca, em 1979, Guillem March construiu recentemente uma extensa carreira no mercado americano como ilustrador da DC Comics, a editora de Batman e Superman, onde se estreou com uma história da Hera Venenosa que os leitores portugueses puderam já ler no volume Asilo do Joker, (publicado na colecção No Coração das Trevas DC). Ligado às séries da linha do Batman, para onde tem desenhado vários títulos, com destaque para a revista da Catwoman, March tornou-se principalmente conhecido pelas centenas de belíssimas capas que ilustrou, pondo normalmente em destaque a beleza e a sensualidade das personagens femininas do universo DC.
Até pelo título (um simples nome de mulher) este Monika faz a ponte entre as duas grandes etapas do trabalho de March: a europeia e a americana. Antes de entrar no mercado americano, o desenhador maiorquino tinha trabalho publicado como autor completo em Espanha, com obras como a trilogia Sofia, Ana y Victoria, pré-publicada entre 2001 e 2004 no suplemento dominical do Jornal de Mallorca, e Laura, livro de 2006 que encerra esse ciclo feminino e que foi realizado entre a publicação do primeiro e do segundo volume de Monika. E este Monika combina perfeitamente a sensualidade e a dimensão humana dos álbuns maiorquinos (a acção de Sofia, Ana y Victoria passa-se em Maiorca, onde March nasceu e ainda vive), com a acção e espectacularidade dos comics de super-heróis, de que March se tornou um nome incontornável.
Publicado originalmente no jornal Público de 27/07/2019 

Sem comentários: