domingo, 29 de outubro de 2017

Y o Último Homem 2 - Ciclos


UM HOMEM ENTRE MULHERES

Y, O Último Homem
Vol 2 – Ciclos
26 de Outubro
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos –Pia Guerra e José Marzan Jr.
Por + 12,90€
As aventuras de Yorick Brown, o último homem vivo à superfície da Terra, prosseguem neste segundo volume de uma das séries mais populares da Vertigo, que chega finalmente a Portugal. Para além de mágico e artista de fugas amador, Yorick é também filho de uma congressista dos Estados Unidos, que com a morte de todos os homens, ascendeu e muito na hierarquia política de Washington, onde a antiga Secretária da Agricultura é agora a Presidente dos Estados Unidos. Uma ascensão meteórica que não é bem recebida pelas viúvas dos políticos republicanos, que reclamam para si os cargos que pertenciam aos maridos.
Mas a situação política é o menor dos problemas de Yorick, que por ser a última esperança da propagação da raça humana, se torna um alvo apetecível para os serviços secretos de Israel, a nação que, por possuir um exército misto, estava mais bem preparada para enfrentar um cenário impensável como este. Precisamente por não haver uma explicação lógica para o facto de estar vivo, Yorick e o seu macaco Ampersand, são imprescindíveis para as pesquisas de Allison Man, uma especialista de clonagem cuja investigação tanto pode estar na origem da misteriosa epidemia, como ser decisiva para impedir a extinção da raça humana.
Quando o laboratório da Dra. Mann em Boston é destruído por uma explosão, Yorick percebe que o seu sonho de se juntar à sua namorada na Austrália terá de ser adiado, pois para ajudar a Dra. Mann a recuperar o backup dos dados e amostras da sua investigação, armazenado num laboratório na Califórnia, terá de acompanhar a cientista e a Agente 355 - a operacional dos serviços secretos que lhes serve de guarda-costas - numa perigosa viagem através dos Estados Unidos. Uma viagem difícil e cheia de obstáculos, que os levará a defrontar ameaças como o grupo radical feminista,  as Filhas da Amazona, de que Hero, a irmã de Yorick, é um dos membros mais fanáticos...
Neste segundo volume, depois de uma movimentada viagem de comboio, marcada por uma paragem forçada no Ohio, Yorick vai parar por acaso na cidade de Marrisville, uma comunidade bem organizada, que parece ter encontrado o segredo para reconstruir uma vida harmoniosa em comunidade, com todos os confortos da civilização, num mundo sem homens. Mas, como veremos, esse não é o único segredo que a  cidade de Marrisville e as suas habitantes encerram...
Uma história fantástica como esta, para ser credível, necessita de um desenho realista e rigoroso, que trate com igual eficácia tanto os cenários e os objectos, como as expressões das pessoas. É exactamente o que Pia Guerra - que com Vaughan assume a co-autoria da criação da série - consegue, graças a um traço tão simples como eficaz e de grande legibilidade, bem servido pela arte-final de José Marzan Jr. e pelas cores de Pamela Rambo. Uma equipa bem oleada que, juntamente com as fantásticas ilustrações de J. G. Jones para as capas, assegura um look muito consistente para uma série absolutamente viciante.
Como a publicação dos restantes volumes de Y, o Último Homem só está prevista para 2018, os leitores vão ter de esperar mais algum tempo para saber o que irá acontecer a Yorick e às suas amigas. Da minha parte, só vos posso garantir que essa espera vai valer a pena!
Publicado originalmente no jornal Público de 21/10/2017

Sem comentários: