terça-feira, 10 de maio de 2011

50 Anos de Astérix em Portugal


Passaram esta quarta-feira, 4 de Maio, precisamente 50 anos sobre a estreia de Astérix em Portugal, nas páginas da revista “Foguetão”, publicação de curta vida dirigida por Adolfo Simões Muller, apenas ano e meio depois da sua publicação original em França, na revista “Pilote”. Uma estreia discreta, a preto e branco, ou apenas a uma cor, que não deixava antever o futuro sucesso no nosso país do irredutível gaulês criado por Goscinny e Uderzo.
Apesar da excelência do material que publicava, que Incluía as séries “Tintin”, publicada a cores nas páginas centrais, “Gaston Lagaffe” (rebaptizado Zacarias), “Michel Vaillant” (transformado no mais português Miguel Gusmão…), “Blake e Mortimer”, Vallardi, de Jijé, e “Dan Dare” (Capitão Marte, na versão portuguesa), de Frank Hampson, o “Foguetão” apenas voou durante 13 números, e as melhores séries, entre as quais, “Astérix” passaram para a revista “Cavaleiro Andante”, outro título também dirigido por Simões Muller.
Embora tenha passado por vários outros títulos, foi na versão portuguesa da revista “Tintin”, onde se estreou com “Astérix e Cleópatra”, que Astérix viu publicadas a maioria das suas aventuras, com um formato, papel e impressão, finalmente à altura das edições originais.
Em álbum, o percurso da série também foi movimentado, desde a estreia em 1967, com o lançamento simultâneo de “Astérix, o Gaulês” e “Astérix entre os Bretões”, numa coedição entre a Editorial Ibis e a livraria Bertrand, a que se seguiram edições da Verbo, Círculo de Leitores, Meribérica, Salvat e Asa, a actual detentora dos direitos da série que, desde 2005 tem vindo a publicar as aventuras de Astérix, com uma nova tradução, que tomou a opção (bastante discutível) de aportuguesar os nomes da maioria das personagens.

E, para comemorar condignamenteo cinquentenário português de “Astérix”, a Asa procedeu este ano à impressão de 32 álbuns de Astérix: 22 reimpressões e 10 novidades.
A primeira dessas novidades que não é propriamente Banda Desenhada, “À Procura de… Astérix” é um livro na linha da série “Onde Está o Wally”, dedicado aos mais novos leitores das aventuras deste herói e foi lançada em finais de Fevereiro. Até ao final do ano serão lançados 9 livros de uma nova colecção de pequeno formato, que versa os principais personagens da série, sendo que os 3 primeiros livros desta nova colecção estarão disponíveis no mercado já em Maio.
E, para aproximar ainda mais os leitores portugueses dos irredutíveis gauleses, a ASA está a preparar a tradução de conteúdos e o lançamento do site Astérix em Português, o qual se prevê esteja on-line já no início de Junho.
Notícias que deverão agradar a Uderzo, o único dos criadores de Astérix que ainda está vivo e que ultimamente, desde disputas familiares sobre a sua decisão de vender parte dos direitos da série à editora Hachette, que assim poderá continuar a série após a morte de Uderzo, até aos problemas com o Fisco francês, que não o reconhece como autor de pleno direito dos álbuns escritos por Goscinny, não tem tido propriamente vida fácil.
(versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 7/05/2011

Sem comentários: