quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

8comix dá a descobrir o Portugal de Cyril Pedrosa


Projecto conjunto de oito autores de BD franceses, entre os quais David Chauvel, Gess, Cyril Pedrosa e Jason, o site 8comix está on-line desde finais de Dezembro e permite descobrir, de forma gratuita, os trabalhos em BD dos autores que nele participam, desde histórias ou desenhos inéditos feitos expressamente para a Internet, até à pré-publicação por capítulos de álbuns com saída prevista para os próximos meses. É o caso de Portugal, o mais recente trabalho de Cyril Pedrosa, a lançar em França em Outubro de 2011 pela Dupuis.

Pedrosa, o premiado criador de Les Trois Ombres, que é de origem portuguesa, esteve em Portugal no verão de 2007, a fazer pesquisa para este livro, tendo passado por Lisboa, pela Figueira da Foz, de onde são naturais os seus avós e também por Coimbra, onde tive o prazer de receber a sua visita na Livraria Dr. Kartoon. Aquando da exposição que o Festival da Amadora lhe dedicou em Outubro de 2007, já foi possível ver expostos alguns esboços e croquis do livro que lhe ocupou os últimos 3 anos, mas agora, podemos finalmente ir lendo a história, capítulo a capítulo, no site da 8comix. Agora, resta esperar que alguma editora nacional (provavelmente a Asa) se lembre de publicar o livro em Portugal...

1 comentário:

Geraldes Lino disse...

Olá João Lameiras
Diz ao teu clone livreiro :-) que registe desde já o meu pedido para, em Setembro, importar um exemplar desse álbum "Portugal" do Cyril Pedrosa.
Vamos esperar que a ASA, pela mão da Maria José Magalhães Pereira, o decida editar cá.
Um pormenor curioso e inédito: se a ASA editar a bd com o título original "Portugal", passará a haver dois álbuns com o mesmo título: o do Luís Diferr e este.
Claro que sabemos que o do Diferr é de ilustração, enquanto que o do Cyril é BD, mas a coincidência manter-se-á.
Abraço.
G. Lino