quarta-feira, 22 de julho de 2015

Poderosos Heróis Marvel 1- Vingadores. Era de Ultron 1


OS VINGADORES ENFRENTAM ULTRON 
NA ABERTURA DA NOVA COLECÇÃO DA MARVEL

Poderosos Heróis Marvel
Vol 1
Vingadores: Era de Ultron - Vol. 1
Argumento – Brian Michael Bendis
Desenhos – Bryan Hitch e Paul Neary
Quinta, 23 de Julho
Por + 8,90 €
É já na próxima quinta-feira que os super-heróis da Marvel regressam ao Público para aquela que é a quarta colecção que o jornal e a Levoir dedicam á “Casa das Ideias”. Uma colecção de histórias inéditas, que se prolongará pelas próximas quinze semanas, até dia 29 de Outubro.
Depois da anterior colecção, mais centrada no universo Marvel como um todo, balizada pelas grandes sagas cósmicas, que juntam os maiores heróis e os mais terríveis vilões, chegou a hora de dar novamente destaque às aventuras individuais dos mais poderosos heróis da Marvel. Heróis que o leitor bem conhece, como os Vingadores, Homem de Ferro, X-Men, Wolverine, Capitão América, Justiceiro, Homem-Aranha, Hulk, Demolidor e Thor, a par com outros que têm pela primeira vez a oportunidade de brilhar individualmente junto dos leitores portugueses. É o caso do Homem-Formiga, cujo filme já está nas salas de cinema de todo o mundo, da Viúva Negra, presença regular nos filmes dos Vingadores e do Gavião Arqueiro, que chega a Portugal na premiada versão de Matt Fraction e David Aja.
A abrir a colecção, temos um título que foge a essa filosofia, pois centra-se no universo Marvel como um todo, que se une para combater Ultron, a inteligência artificial que está também em destaque no último filme dos Vingadores. Apesar das semelhanças no título, não estamos perante a Banda Desenhada que inspirou o filme de Joss Whedon, até porque o segundo filme dos Vingadores não segue nenhuma BD em particular, indo buscar inspiração a diferentes histórias, adaptando-as às necessidades específicas do Universo Marvel no cinema. Aliás, a própria personagem de Ultron é bem reveladora dessas diferenças entre a BD e o cinema. Criado por Roy Thomas e John Buscema em 1968, na revista Avengers, Ultron surge como uma criação ficcional de Hank Pym, o Homem-Formiga, que é também um dos grandes cientistas do universo Marvel e membro dos Vingadores, ao contrário do que acontece no cinema, onde é criado por Tony Stark, o Homem de Ferro. O que se mantém comum é o ódio de Ultron à raça humana, que o leva a tentar exterminá-la por todos os meios.
Era de Ultron é a última grande saga da Marvel arquitectada por Brian Michael Bendis, que conclui aqui um percurso de sagas épicas centradas nos Vingadores, iniciado com Guerra Civil e prosseguido em sagas como Invasão Secreta, Cerco e Vingadores vs X-Men contando com a presença do britânico Bryan Hitch no desenho para assegurar um final em beleza. Hitch, que emprestou um fôlego épico aos Supremos (a versão dos Vingadores do Universo Ultimate, escrita por Mark Millar), mostra mais uma vez ser o homem certo para uma história com esta grandiosidade e sopro épico.
A história de a Era de Ultron, saga que vai ocupar os dois primeiros volumes da colecção Poderosos Heróis Marvel, passa-se num futuro próximo, em que os robots ao serviço de Ultron conquistaram o mundo, restando apenas um pequeno grupo de heróis na clandestinidade para os combater. Depois de perceberem que, em condições normais, nunca conseguiriam derrotar Ultron, só resta aos heróis regressar ao passado, para tentar modificar o presente e evitar um futuro apocalíptico. No fundo, uma premissa com alguns pontos de contacto com uma história clássica dos X-Men, que os leitores do Público já puderam descobrir numa colecção anterior, o incontornável Dias de um Futuro Esquecido, de Chris Claremont e John Byrne, explicitamente homenageada neste volume, numa cena em que os nomes dos heróis são mostrados em fotos numa parede, lembrando a capa de John Byrne para o clássico dos X-Men.
E, terminado este volume, só restará ao leitor ansioso aguardar uma semana, para finalmente descobrir como conseguiram os Vingadores viajar no tempo e pôr fim à era de Ultron.
Publicado originalmente no jornal Público de 17/07/2015

1 comentário:

Optimus Primal disse...

" Hitch, que emprestou um fôlego épico aos Supremos (a versão dos Vingadores do Universo Ultimate, escrita por Mark Millar), "

Ai é o Hitch estava em forma em 4 volumes epicos ou nos 2 do Quarteto Fantastico da Mesma dupla.

"o incontornável Dias de um Futuro Esquecido, de Chris Claremont e John Byrne, explicitamente homenageada neste volume, numa cena em que os nomes dos heróis são mostrados em fotos numa parede, lembrando a capa de John Byrne para o clássico dos X-Men."

Aqui o Bendis falhou novamente tal como em Invasão Secreta 2 wolvies!!??