O reconhecimento pela UNESCO da Universidade de Coimbra, incluindo a Alta da cidade e a rua da Sofia, como Património Cultural da Humanidade, tem sido bastante comentada e celebrada na Internet. Enquanto conimbricense, estou contente com a notícia, que é importante em termos da imagem da cidade e facilita o acesso a fundos que permitam recuperar esse património, que no caso da Alta de Coimbra, bem precisa!
Fazendo jus ao nome deste blog, deixo-vos com um punhado de imagens de Coimbra, criadas por autores de BD, começando naturalmente com a ilustração que François Schuiten fez em 2003 para a exposição Coimbra na Banda Desenhada e terminando com uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, no Álbum das Glórias, em que representa a Universidade de Coimbra como uma velha decadente. Uma imagem com mais de 100 anos, mas que se mantém actual, pois se a Universidade é motivo de orgulho para a cidade, a sua sombra protectora também tem impedido a cidade de crescer e evoluir.
João Mascarenhas - O Menino Triste: Os Livros
Jean Graton - Michel Vaillant: Rallye em Portugal
Pedro Morais - Coimbra B...D
Fernando Bento - A minha Primeira História de Portugal
Etienne Schréder - Le Secret de Coimbra
Rafael Bordalo Pinheiro - Ábum das Glórias
2 comentários:
Caro João,
Essa ilustração do Fernando Bento foi literalmente retirada do baú dos tesouros.
Lembro-me perfeitamente do álbum dos meus tempos de infância.
Obrigado pelo apontamento!
Olá Alexandre,
Curiosamente, só descobri este livro há um ou dois anos, numa daquelas feiras de livros descatalogados que há nas estações de S. Apolónia e Campanhã e em algumas estações de Metro de Lisboa. Comprei-o exclusivamente pelas ilustrações do Fernando Bento, que são magníficas.
Ainda bem que gostaste!
Abraço
Enviar um comentário